quinta-feira, 9 de setembro de 2010

100.000 Anos de Beleza

A Fundação L'Oréal acaba de lançar a coleção de livros "100.000 Anos de Beleza", com cinco livros que retratam a beleza em diferentes épocas, e abordam uma investigação sobre a busca humana da beleza através dos tempos.

Convencida de que a beleza tem sido uma busca universal e uma preocupação essencial desde a origem da humanidade, a Fundação L'Oréal decidiu reunir conhecimentos e estimular o surgimento de novas perspectivas para a beleza através das ciências sociais, desmitificando a idéia de que o tema está relacionado à futilidade. Hummmm, quero ler esses livros de cabo a rabo... Hehehehe.

A coleção está dividida em cinco volumes: Pré-história, Antiguidade, Idade Clássica, Modernidade e Futuro. "100.000 Anos de Beleza" é o primeiro trabalho a explorar o assunto com uma abordagem tão ampla de tempo e espaço.


Não vejo a hora de colocar a mãos nessas belezinhas. Conhecer a história, e a visão sobre a beleza, em diferentes épocas, por diferentes aspectos (como modelo do corpo, o uso de cores, penteados e adereços, a nudez e como as roupas definem a identidade cultural das sociedades e o seu status social) deve ser muito interessante.

Publicado pela editora francesa Gallimard, o livro reúne 300 autores de 35 nacionalidades diferentes, que oferecem uma abordagem multidisciplinar e internacional sob a ótica da Antropologia, Arqueologia, Etnologia, Sociologia, Arte, Filosofia, Museologia e Psiquiatria.


Publicação:


Cada volume da coleção 100.000 Years of Beauty contém de 60 a 100 artigos e foi editado sob a direção científica de um especialista francês no período: o paleoantropólogo Pascal Picq (Pré-historia), o historiador e sociólogo Georges Vigarello (Antiguidade e Idade Clássica), o historiador Marc Nouschi (Modernidade), a etnóloga Elisabeth Azoulay, que também é responsável pela direção editorial da publicação, e a filósofa Françoise Gaillard (O Futuro). A obra, prefaciada por um ensaio do filósofo francês Michel Serres, foi editada em inglês e francês e está à venda na Amazon.com.


Sniff, sniff... Quando será que a obra vai ser traduzida em português, hein? Quero ver à venda no Submarino e Livraria Cultura, já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário