quinta-feira, 1 de agosto de 2013

"Tesoura do mal!"

Imagem daqui.

Cabelo?! Ah, cabelo cresce rápido! Sempre pensei assim. Até porque toda vida meu cabelo teve um crescimento muito bom. Nunca precisei me preocupar. Mesmo na época que era mais pra enrolado, rapidinho caía do corte e quando via, já era hora de aparar pra fazer a alegria dos cabeleireiros. De tão desencanada, ia do salão mais renomado ao do bairro, bastava dar o siricotico. Pensava: se algo der errado, não tem problema, afinal daqui a pouco vai precisar de um corte mesmo. 

Mas como a vida é uma caixinha de surpresas, um dia o enredo muda e, de repente, o que era líquido e certo, vira um pesadelo. Vai vendo...

Desde que cheguei no Rio de Janeiro algumas coisas simples da vida se tornaram um transtorno (de encontrar uma marca de iogurte ou água mineral preferida, até mesmo um bom salão). Ontem fui no Hortifruti tentar comprar banana nanica e descobri que aqui não tem (ou melhor, não é assim que chamam aqui). =(

Logo que vim pra Niterói, sem nunca sequer ter alguma referência de bairro, vila, rua, enfim, vim morar na Rua Cel. Moreira César, uma rua charmosinha aqui em Icaraí. E por sorte tem quase tudo. Gostei do movimento, me adaptei até que bem, mas a falta de referência ainda era grande. O tempo foi passando e a necessidade de achar um salão aumentando.

Visitei alguns, dos mais conhecidos aos "nem tanto" (mas não se enganem, pois nem por isso são baratinhos) e achei que estava na hora de parar de enrolar e escolher logo um salão, "já que cabelo cresce rápido". 

Marquei. Fui a um salão até que "badaladinho" e conversei com a cabeleireira que, muito simpática, parecia entender tudinho que expliquei sobre o corte. Não tinha do que ter medo. Me preocupei mais por não poder me atrasar na acupuntura que teria logo depois. Daí não sei se meu erro 1: dizer que tinha horário e que não poderia me atrasar. Erro 2: dizer que eu queria manter o comprimento e dar só uma leveza com repicado nas pontas. Ou se ela não entendeu nada mesmo e ponto.

Ela "talvez" tentou ser "eficiente" demais e entre o corte e escova tudo não durou uns 20 minutos. Dá pra imaginar o tamanho da M*? Só o meu cabelo demora isso só pra secar!

A todo instante eu dava pitaco, sinais de que estava achando algo estranho. E nada. Ela vinha me tranquilizar, dar uma explicação daqui, sugestão dali. Na minha cabeça uma coisa era certa: ferrou (pra usar a melhor expressão!).

E pra piorar, ela que logo percebeu que eu era paulista (sim, aqui é só abrir a boca que sabem que não sou daqui) já veio me dando a sugestão de fazer umas mechas, pra clarear o visual e pra ficar com "cara de carioca". Aimeudeus! Ela só podia estar brincando... E quem disse que eu quero ficar com "cara de carioca"? Nada contra, até porque a mulherada aqui é bonita mesmo. Mas, né?

Aguentei firme, mesmo porque ela manteve o comprimento que eu queria (o que não significa muito, já que o corte Chitãozinho & Xororó  mantinha o comprimento, e affeee). 

Daí que nunca saí tão rápido de um salão, e até então, não tinha muita noção do estrago, pois estava escovado. Também não fiquei muito satisfeita com a "esfolada" na hora de passar no caixa, já que nunca dão o preço final certinho. Acho que cobram conforme a cara, não é possível!

Ao longo do dia fui sentindo que estava de capacete, o corte não moldava, não tava rolando. Isso durou dias e dias, até que percebi que ela não cortou, mas picotou meu cabelo. Pra quem é da época, o personagem Cascatinha define (drama). 

E não é que ela conseguiu fazer com uma tesoura o que normalmente se faz com navalha? As pontas espigaram de tal forma, que mesmo passando por mais 2 cortes (com profissionais diferentes), ainda não consertou (sem contar que até eu tentei consertar, haha). Isso já faz uns 4 meses, e até hoje nada. Parece que o crescimento do cabelo emperrou mesmo!

O que era pra dar leveza virou peso. As pontas não ficam viradinhas pra fora, o corte ficou pra dentro, chapado, sei lá.

Gente! Mas gente?! Se minha mãe estivesse aqui, certamente diria: "cabeleireira sem virtude nas mãos" rsrsrs.

De pensar que eu só queria cortar um tantinho, e só!

Lancei mão de recursos como novos coques e uso de escova modeladora pra amenizar o terror, e agora, estou usando uma máscara que promete fazer o cabelo crescer.  

Vou contar logo mais por aqui um pouquinho de cada um deles, mas já adianto que não tá fácil, viu?

E vocês, já passaram por alguma dessas também? 

Se algum profissional passar por aqui, deixe por favor alguma dica, uma luz no fim do túnel. Nunca tive que lidar com um erro grosseiro de técnica no corte (mentira, lembrei de um outro agora).

Me contem, compartilhem... Não quero achar que estou sozinha no mundo do desastre cabelístico!

4 comentários:

  1. Aiiii...tenho pânico de cabeleireiras, prefiro mil vezes ir ao dentista ou ginecologista ahahahah...

    Já tive quatro experiências dessas e em todas elas tive de cortar o cabelo três dias seguidos, em cabeleireiras diferentes, porque nenhuma conseguia consertar a "asneira" inicial. Sei bem o que isso é!

    Ainda ando a recuperar da última...tinha o cabelo pelo meio das costas e decidi mudar (louca), pedi um corte Chanel pelos ombros e saí de lá quase sem cabelo...completamente rapado atrás e todo esfarripado com pontas completamente erradas e desacertadas à frente. Nem o escadeado/repicado era "coerente". Devia ser carniceira e tinha mudado de profissão recentemente!

    Ando há mais de dois anos para conseguir acertar o cabelo e deixar crescer novamente!!!

    Fui há dois meses acertar a franja e voltaram a fazer caca...ficou medonha...mais uns seis meses para se compor...no mínimo :(.

    Já pensei em fazer curso para cortar a mim própria LOL :).

    ME-DO!

    Começo a pensar que o melhor é virar mulher das cavernas e nunca mais ir a um salão até ao fim dos meus dias (drama)...

    Beijinhossssss*** Solidários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pânico, Catarina do céu! Imagino o que passou. Olha, até já pensei em tentar cortar eu mesma (e pequenos acertos, até faço), mas é muito difícil cortar o próprio cabelo. Tem partes que não temos visão e a coordenação, como fica? Hahaha... Sem contar que a cabeça é uma circunferência, pura geometria conseguir deixar certinho, sem ver direito (parte de trás principalmente).

      Hahaha, tô nessa vibe de achar cabelos bem longos um verdadeiro charme!

      Beijos #tamujunto

      Excluir
  2. Minha solidariedade e viva São Paulo !

    ResponderExcluir