Estou tão feliz! Finalmente consegui fazer o meu próprio extrato de baunilha. Acabei de receber minha vodka e lá fui pra cozinha, yupiiiii (comprei pelo Pão de Açúcar Delivery).
Não, esse não é para aromatizar ambientes, mas é aquele para usar na culinária mesmo. Aquele que se "diz" essência de baunilha, que vende no supermercado.
Não, esse não é para aromatizar ambientes, mas é aquele para usar na culinária mesmo. Aquele que se "diz" essência de baunilha, que vende no supermercado.
E gente, é tão fácil! Quer dizer, mais ou menos, se levar em conta que as favas de baunilha a gente não encontra, assim, no mercadinho da esquina. Encontrei na primeira banca que procurei, lá no Mercado Municipal aqui de São Paulo. Não são muito baratas, cerca de R$ 15,00 o dueto, porque seu cultivo não é tão comum. Quando forem comprar, elas devem estar bem embaladas, à vacuo ou algo similar (as minhas vieram em tubo de ensaio, bem fechadas, da Alemanha).
Vi em vários blogs de culinária e achei que valeria a pena fazer o extrato
Olha, só como é fácil. O meu eu fiz assim:
2 favas de baunilhas (cortadas pelo comprimento, para aparecer as sementinhas )
250 ml de Vodka ou álcool de cereal
1 frasco para armazenar o extrato
Abra as favas de baunilha em todo o seu comprimento, mas deixe todas as sementes lá, que vão dar o aroma especial ao seu extrato. Depois, coloque dentro de um frasco bem limpo, que tenha uma ótima vedação, de preferência. Acrescente a vodka até cubri-las, feche e agite o frasco ao menos uma vez por dia.
Dizem que o tempo de maturação, para o extrato ficar bom para o uso, varia de 2 a 3 meses. Então, assim que passar esse tempo, volto aqui pra contar, tá?
Olha só como ficou quando acabei de fazer:
Dizem que conforme a gente for usando, é só ir completando com mais vodka, e mais favas novas. É bom armazenar em local seco, longe da claridade. Já li que não é legal deixar na geladeira, pois altera o sabor.
Vai dar para fazer bolo de baunilha, acrescentar em pudins e tantas outras receitas que levam o aroma. Ah, que delícia. Eu mal posso esperar! Ah, ah, depois ainda quero emagrecer, néam?
E dizem que não se parece em nada (nem em sabor, muito menos o aroma) com aqueles artificiais, sabe?
Ái, ái. Estou louca pra fazer um curso de culinária! De vez enquando fico inspirada na cozinha=)
E vocês, o que me contam?
UPLOAD 28/06: Voltei pra mostrar como está o extrato há exatos 2 meses depois. Acho que já posso usar, néam?